Semana Santa em Pawtucket

 

Os primeiros professores da escola do Clube Juventude Lusitana, foram os padres da igreja de Santo António em Pawtucket.

Igreja que viveu uma santa semana revestida de valores religiosos que a nossa gente vem mantendo bem visíveis e bem participativos.

E nesta forma de pensamento os Romeiros de Pawtucket saíram em Domingo de Ramos. Foram mais de meia centena, a  percorrer as ruas daquela cidade em caminhada de penitência e oração.

E quando se fala em penitência, há sempre quem esboce um sorriso e diga para os seus botões. “As estradas são de bom piso. Qual é afinal o sacrificio”. Quando se diz para o Portuguese Times: “Com os meus já 80 anos não é fácil fazer este trajeto”. Ou então: “O médico colocou-me um joelho novo. Ainda sinto dores, mas seja o que Deus quizer”. Ou ainda mais: “As pernas, já não me querem ajudar. Mas eu sou mais teimoso do que elas. Vou fazer a romaria”. Há ou não sacrifício. Ou então faça como São Tomé “faça a romaria e depois fale-nos sobre a sua experiência”.

 

A cerimónia do Lava-Pés

Doze Romeiros envergaram os trajes dos doze apóstolos, com o padre José Rocha a encarnar a figura de Jesus a lavar os pés aos crentes. Era a cerimónia do Lava-Pés em Quinta-Feira Santa, cerimonial concluído com a procissão do Santíssimo.

Mas a igreja vestiu-se de luto. Os paramentos eram roxos. Era Sexta-Feira Santa. Leram-se as Sagradas Escrituras. Fez-se o enterro do Senhor pelas ruas circunvizinhas.

Integraram-se no cerimonial as Três Marias. As matracas de José Ponceano faziam-se ouvir na escuridão da noite. O homem começou esta tradição com as filhas. Já vai nas netas. Quem sabe se ainda chegará às bisnetas. Ali por Santo António as tradições seguem os escalões familiares, pela devoção à sua igreja.

Veja-se o caso da banda fundada por José Ponceano, onde agora já vemos o Adriano a fazer parte do instrumental.

E foi esta bandas que acompanhou a procissão do Enterro do Senhor.

Mas e no desenrolar da Semana Santa surge o Sábado de Aleluia. O primeiro dia depois da crucificação e morte de Jesus Cristo e o dia anterior ao Domingo de Páscoa.

É celebrada a Vigília Pascal, ocasião em que os católicos se reúnem em oração.

O significado da Vigília Pascal está relacionada com a preparação para a ressureição de Jesus Cristo, que segundo a Bíblia acontece três dias após a sua morte.

E foi todo este ritual que podemos acompanhar na igreja de Santo António em Pawtucket, nos seus 90 anos de existência e 40 de Irmandade do Espírito Santo.

São estes os pilares dignificantes da comunidade da Nova Inglaterra que copiar é dificil, ultrapassar impossível.