Artrite Reumatoide

 

 

P – O que é Artrite Reumatoide e o que se pode fazer para ter algum alívio?

 

R – A Artrite Reumatoide é uma doença auto-imune, ou seja o próprio organismo “vira-se contra si mesmo”, atacando principalmente a articulações das mãos e pés, e podendo afetar tambem as grandes articulações. O resultado são inchaços muito dolorosos dos joelhos, ombros, tornozelos, pulsos e mãos. Os doentes muitas vezes descrevem a dor como “facadas nos pés” que nem lhes permitem andar normalmente, e sentirem-se extremamente cansados. 

Infelizmente, a Artrite Reumatoide não é apenas uma doença das articulações, pode afetar os pulmões, pele e visão, entre outros, é mais comum em mulheres, não tem cura, mas tem tratamento e há muito que pode fazer para manter a qualidade de vida.

Se suspeita que tem, ou já foi diagnosticado com esta doença, deve pedir a opinião de um especialista – um médico reumatologista – que lhe pode dizer quais os tratamentos, medicamentos ou não, mais adequados à sua situação.

Mantenha-se em movimento. Quando a fase inflamatória estiver controlada e o leitor não esteja com dores, comece um regime de exercício regular pois isso ajuda a evitar queixas. Se é obeso/a perca peso pois o excesso é mais uma agressão às articulações. Peça conselho ao seu médico relativamente ao tipo de exercício que deve fazer.  Exercícios leves como o yoga e Tai Chi são considerados boas opções.

Para além da medicação anti-inflamatória, alguns médicos recomendam o uso de suplementos naturais, como o açafrão podem ajudar a aliviar os sintomas. Esta especiaria contém curcumina, uma substância que pode reduzir a dor associada ao inchaço das articulações. Não há nenhuma dieta que se tenha provado eficaz, mas há quem aconselhe o uso do leite de coco e outros alimentos comuns. Consulte um técnico nutricionista para esse efeito.

Haja saúde!