Perguntas e Respostas

P. — Trabalho para uma municipalidade, onde desconto para uma reforma separada e não para o FICA – Seguro Social. Durante a época natalícia tive um trabalho temporário e tinha curiosidade se posso adquirir créditos para o Seguro Social?

R. — Sim, pode adquirir créditos para o sistema do Seguro Social, mesmo em emprego temporário ou sazonal, logo que desconte para o FICA. Para assegurar que obteve um crédito(s) durante o emprego, aconselhamos a criar uma conta de my Social Security acedendo ao site www.socialsecurity.gov

 

P. — Tenho 63 anos e comecei a receber a minha reforma do Seguro Social aos 62 anos quando deixei o meu emprego. Entretanto, surgiu uma oportunidade de emprego em que estou interessado mas não quero prejudicar os meus benefícios. Quanto dinheiro poderei auferir este ano sem perder os meus benefícios?

R. — Em 2018 um pensionista que esteja a receber a reforma do Seguro Social e tiver menos da idade completa de reforma, pode ganhar até $17.040. Caso exceda esse limite terá que devolver um dólar por cada dois auferidos acima do limite anual. Um indivíduo a receber benefícios de reforma que vai atingir a idade completa este ano, pode ganhar até $45.360 nos meses antes do mês em que completa a idade de reforma. Depois de atingir, pode ganhar o que quiser. Mas se exceder o limite durante os meses antes do aniversário, terá que devolver um dólar por cada três auferidos.

 

P. — Estou pensando em trabalhar mais dois anos, reformar-me e voltar a residir em Portugal. Será que posso ter os meus benefícios depositados eletronicamente numa conta bancária em Portugal?

R. — Se um pensionista está a residir fora dos Estados Unidos, logo que não haja restrições de pagamento, pode sim senhor receber esses benefícios numa conta bancária em qualquer país que tenha acordo de depósito eletrónico com os EUA. Mas é importante compreender que mesmo que possa receber os seus benefícios por depósito eletronicamente terá também comunicar ao Seguro Social o seu novo endereço. Para mais informações, pode ler o boletim “Your Payments While You Are Outside The United States” no www.socialsecurity.gov ou ligar para o número grátis, 1-800-772-1213, para obter uma cópia.

 

P. — A minha tia tem 83 anos de idade, estava a viver sozinha até recentemente, passando agora a viver connosco. Ela recebe benefícios do Seguro Social e tinha também uma pequena ajuda do programa do Seguro Suplementar (SSI). Infelizmente ela perdeu uns meses de benefícios devido a acumulação de fundos em excesso. ($2.000). Ela aplicou essa verba para comprar algumas coisas ao mudar-se para a minha casa. Será que ela pode receber novamente a assistência do SSI?

R. — Aconselhamos a sua tia a contactar-nos e fornecer-nos o novo endereço, ao mesmo tempo que pode falar com um representante sobre elegibilidade ao SSI.