Perguntas e Respostas

P. — Gostaria de saber se é possível submeter um requerimento para benefícios do Seguro Social por incapacidade, quando um indivíduo tem idade de reforma. Tenho 63 anos de idade e tinha intenção de trabalhar até os 66 anos para receber a minha reforma completa, mas não vou conseguir continuar a trabalhar mais devido a problemas de saúde.

R. — Sim, pode e deve. Pode submeter um requerimento para benefícios do Seguro Social para ambos os benefícios. Se o seu caso for aprovado, os benefícios mudam para benefícios de incapacidade em vez de reforma, que são reduzidos por idade. No caso de um indivíduo ficar incapacitado entre cinco meses de atingir a idade completa, ou depois, já não tem oportunidade de fazer isto.

 

P. — Tenho 60 anos de idade e estou casada pela segunda vez. Estive casada antes com o primeiro marido durante quinze anos, antes de divorciamos. Ele faleceu o mês passado e gostaria de saber se tenho direito a benefícios do meu ex-marido falecido.

R. — Se não estivesse casada presentemente, podia contactar-nos e submeter um requerimento para benefícios e determinarmos a sua elegibilidade.

 

P. — Tenho um filho com 30 anos de idade que recebe benefícios do programa do Seguro Suplementar (SSI). Ofereceram-lhe recentemente um bilhete da lotaria e ele teve a sorte de ganhar algum dinheiro. Será que isto terá algum efeito nos benefícios dele?

R. — Sim, é possível, conforme o montante que foi recebido. Um recipiendário do programa do SSI, que é um benefício auxiliar, baseado em necessidade, tem que comunicar qualquer rendimento ou recurso que tiver. O dinheiro que ele ganhou é considerado rendimento, no mês em que é recebido e o que sobra no mês a seguir, geralmente será considerado um recurso. É aconselhável o seu filho contactar-nos com os pormenores para assegurar que recebe os pagamentos correctos.