Explore New Bedford, o Departamento de Marketing e Turismo da Cidade, e a marina da ilha Pope dão boas-vindas pelo segundo ano consecutivo ao navio Trinidad, uma réplica da caravela do navegador português Fernão de Magalhães, que se notabilizou por ter liderado a primeira viagem de circum-navegação ao globo de 1519 até 1522, expedição financiada pelo rei de Espanha.
Nascido em Sabrosa, Vila Real, em 1480, Fernão de Magalhães alistou-se aos 22 anos na Armada das Índias, inserindo-se na vida marítima da época e participando também de algumas batalhas, como a Batalha Naval de Cananor, em 1506.
Mas o feito que o colocou na história foi o comando da expedição que realizou a primeira circum-navegação do globo. Formada por cinco caravelas – San Antonio, Concepción, Victoria, Santiago e Trinidad (capitânia) – e 240 homens, entre os quais 30 portugueses, a expedição saiu de Sevilha em 10 de agosto de 1519 e tinha como objetivo principal o descobrimento de uma nova rota marítima para as Índias, que não fosse realizada através do contorno do continente africano, como fizera Vasco da Gama.
Fernão de Magalhães acreditava (seguindo os cálculos de dois cartógrafos portugueses, os irmãos Faleiro), que havia uma passagem ao sul do continente americano pela qual era possível chegar ao oceano Pacífico e também às ilhas Molucas, conhecidas como Ilha das Especiarias.
Em novembro de 1520, a expedição conseguiu atravessar o estreito localizado ao sul do continente americano e que atualmente tem o seu nome, o estreito de Magalhães. Entretanto, nos cinco meses anteriores, Fernão de Magalhães teve de enfrentar insurreições dos subordinados, resultando na decapitação do capitão Gaspar de Quesada e no abandono do capitão Juan de Cartagena.
Finalmente, Fernão de Magalhães morreu em combate a 27 de abril de 1521 (41 anos) em combate com os habitantes das ilhas no arquipélago de Saint-Lazare, atual Filipinas. Foi atingido por uma lança envenenada, cujo ferimento o matou instantaneamente.
Dessa forma, Fernão de Magalhães não conseguiu completar o trajeto da circum-navegação, sendo que essa conquista foi realizada apenas por 18 tripulantes do único navio que havia resistido a todos os problemas, o Victoria, que voltou a Sevilha em maio de 1522, completando a primeira circum-navegação do globo terrestre.
“Muitos visitantes vieram a New Bedford no ano passado para ver o navio e recebemos um grande feedback, por isso sabíamos que queríamos que voltasse este ano”, disse Ashley Payne, diretora de Explore New Bedford. “É uma partida perfeita com a longa e histórica história marítima de New Bedford”.
“O navio é um museu flutuante e as pessoas são bem-vindas a visitar o Trinidad, a interagir com a tripulação e a conhecer a exposição a bordo”, disse Ulises Custodio, da organização espanhola Nao Victoria Foundation.
O navio acostou dia 10 à ilha Pope e foi recebido com uma breve cerimónia de boas-vindas.
A nau Trinidad está aberta para passeios das 10h às 20h. de 11 a 15 de setembro. Os bilhetes podem ser adquiridos pessoalmente na Pope’s Island Marina ou online antecipadamente.
Para mais informações, telefonar para 508-989-1328.