Sinusites

 

 

A sinusite é uma inflamação dos seios (cavidades)  paranasais em resposta a alergias, infeções, poluição do ar, trauma (diferenças de pressão), ou problemas da estrutura do nariz (septo desviado). Esta inflamação normalmente traduz-se em produção de muco excessivo  que pode entupir o nariz causando dores de cabeça, diminuição do olfato, garganta inflamada e tosse, que tipicamente se agrava durante a noite. 
Os vírus são a causa principal, e como tal imunes a tratamento antibiótico, mas se a infeção se manifestar por mais de 7 dias ou se tiver sintomas graves aconselho a recorrer ao seu médico ou enfermeiro de família para uma avaliação e receita de antibiótico, como a amoxicilina, pois aí pode estar a sofrer de uma infeção bacteriana. 
Esta é uma afeção comum, cerca de 10 a 30 por cento da população da América do Norte e da Europa sofre de sinusite, sendo mais comum nas mulheres. As complicações graves são raras, mas cirurgia para drenar a área infetada ou corrigir defeitos estruturais pode ser necessária. Nos casos mais leves, aconselham-se geralmente os analgésicos, as irrigações, e os corticosteroids nasais.
Outras medidas que podem trazer alívio incluem:
- Colocar uma toalha húmida sobre a face para reduzir a dor.
- Se a sinusite é de origem alérgica tente identificar (e evitar) os agentes causadores.
- Beba muitos liquidos para fluidificar o muco, e eleve a cebeça quando dorme para ajudar a drenar os seios paranasais.
- Para irrigações use só agua distilada ou fervida.
- Aproveite o vapor do chuveiro para ajudar a limpar o muco.-
Assoe-se gentilmente, um lado de cada vez.
- Lave as mãos com frequência e
- Recorra ao médico se tiver febre ou outros sintomas severos. 
Com estes cuidados e um pouco de paciência evitará maiores complicações e desconforto.

Haja saúde!