AÇORES, DE ENCANTOS MIL!! (4)

 

 

Visitar os Açores é uma possibilidade que devemos agradecer e festejar
- HOJE, VAMOS VISITAR, AS ILHAS DA GRACIOSA E SÃO JORGE –

DEPOIS DE UMA AGRADÁVEL E INESQUECÍVEL digressão pelas Ilhas de Faial, Flores, Corvo e Terceira, pedaços maravilhosos deste paradisíaco arquipélago, batizado de AÇORES, que acrescento, de “encantos mil”, voltamos hoje, ao mesmo tema, isto é, enaltecer e dar graças, por tantas maravilhas oferecidas pela natureza, e encontradas em nove pedaços de terra plantados no Oceano Atlântico.
OS AÇORES TÊM DE TUDO que o viajante exigente, quer beneficiar, apreciar, gozar, contemplar, em diversos campos.
PARA ALÉM DE OBSERVAR O QUE LHE OFERECE DE MELHOR, A NATUREZA, como Lagoas, Encostas verdes, Cascatas, Crateras, Piscinas naturais e Grutas, como exemplo maior e genuíno da beleza natural, o visitante exigente, também pode beneficiar, para além do “ramalhete” de cenários quase edílicos e difíceis de transcrever, podendo, ainda, usufruir, na sua estadia, da prática do Golfe, passeios a cavalo, observar aves raras, miradouros, cómodas marinas, pesca desportiva, mergulho, prática de surf e bodyoard, canoeing e kayaking a seu gosto.

HOJE, VAMOS VISITAR, AS ILHAS DA GRACIOSA E SÃO JORGE. Começando pela Graciosa, podemos informar que esta Ilha pode oferecer, “Passeios Terrestres”, com visitas á SERRA BRANCA, trilho com vista panorâmica sobre a costa norte da ilha. Uma volta á Caldeira com perímetro de cone vulcânico. Á BAIA DA FOLGA, com vista para outras ilhas do grupo central.
NO CAMPO DO GEOTURISMO, aconselhamos uma visita ao IHÉU DA BALEIA, chaminé vulcânica, com disjunção prismática que se assemelha à forma de uma baleia, ou se desejar visitar a CALDEIRINHA de Pêro Botelho que é formada por acumulação de salpicos de lava.
PARA UNS BANHOS SAUDÁVEIS E RETEMPERADORES, aconselhamos uma visita às TERMAS DO CARAPACHO, Estância termal do século XIX, situada junto ao mar. As suas águas sulfurosas quentes, entre os 36º e os 40ºC, são utilizadas desde 1750 para o tratamento de reumatismo e doenças de pele. A sua área é também procurada pelas suas piscinas naturais. Mas, há mais. Para praticar pesca desportiva, deve procurar o PORTO DA PRAIA ou a PESQUEIRA DE COSTA.
PARA OUTRAS ATIVIDADES, sugerimos, passeios de bicicleta, no Monte da Ajuda ou no Barro Vermelho, ou, se preferir o Parapente, deve-se dirigir à Caldeira, Serra das Fontes e Serra Branca. Aconselhamos uma indispensável visita á FURNA DO ENXOFRE, Algar vulcânico com 194 metros de comprimento e 40 de altura, que tem no interior estalactites e uma lagoa fria sulfurosa de 130 metros de diâmetro. No século XIX começaram as primeiras explorações da gruta, nas quais participaram investigadores internacionais, como o Príncipe Alberto do Mónaco, em 1879, um dos primeiros a descer até á Lagoa.
E SE, DA ILHA GRACIOSA, JÁ TEM MUITO POR ONDE ESCOLHER, vamos, agora dedicar a nossa atenção, dando um “pulo” a uma outra pérola do Arquipélago, a ILHA DE SÃO JORGE, com idênticas atividades mas, outros cenários.
NO MERGULHO vai encontrar, cenários atrativos, em ENTRE-MORROS, zona com grande diversidade da habitats e abundância de espécies. A BAIXA DOS ROSAIS, ótimo para ver grandes pelágicos como bicudas, lírios ou serras. O IHÉU DO TOPO, localizado na ponta Este da Ilha, é excelente local para avistar espécies pelágicas e uma grande abundância de espécies típicas do fundo dois Açores. SE DESEJAR O GEOTURISMO, aconselhamos a Fajã do Ouvidor, as Fajãs dos Cobres e de Santo Cristo, as únicas com lagunas costeiras, formadas por depósitos de vertente e derrocadas. E por fim, o Morro de Velas e de Lemos, episódios de vulcanismo submarino que originaram estes cones de tufos surtseianos.
HÁ, AINDA, A TÃO APRECIADA PESCA DESPORTIVA, no Pesqueiro de Costa. VELEJAR no Porto das Velas, ou Surf na Caldeira da Fajã de Santo Cristo, lugar paradisíaco, considerado um santuário de surf, entre outras atividades já atrás anunciadas.
LOCAIS A VISITAR:- O PICO DA ESPERANÇA, com 1053 metros de altitude, é o ponto mais alto de São Jorge, de onde são visíveis as restantes ilhas do grupo central.
MIRANTE – Miradouro com vista panorâmica sobre a Vila das Velas e as restantes duas ilhas que compõem o chamado Triângulo, Pico e Faial.
E, FINALMENTE, o MUSEU ETNOGRÁFICO onde estão presentes, tradições, como o fabrico de pão e a matança do porco. Também estão expostos vários objetos e instrumentos rurais de trabalho diário
CONCLUIDA A NOSSA OFERTA, no que se refere ás ilhas da Graciosa e São Jorge, apenas queremos desejar, uma ótima viagem, e uma melhor estadia, com votos, de um regresso desejado.