Efeitos benéficos da atividade física

 

1 – Ser ativo implica dar uma média de 10 a 12 mil passos por dia.  Hoje em dia é muito fácil e barato adquirir um pedómetro e até muitos telemóveis já têm essa aplicação para fazer essa avaliação. O “simples” uso do pedómetro é um estímulo para dar mais passos.
2 – O ser humano está programado no seu ADN para ser ativo. Há 10.000 anos os nossos antepassados calcula-se que andassem entre 12 a 14 quilómetros por dia (7,5 a 8,7 milhas). Os efeitos benéficos dessa atividade são múltiplos.  Vou tentar esquematizar por áreas:
– A nível do coração e do sistema vascular melhora a capacidade do coração bombear o sangue e diminui as resistências periféricas, contribuindo para uma redução da Tensão Arterial.
- No aparelho locomotor promove um aumento da resistência ao esforço, aumenta a força muscular, aumenta a densidade óssea e melhora a mobilidade articular;
- Ao gastar mais calorias, ajuda e muito a combater uma das principais doenças atuais da humanidade, que é a Obesidade e o Excesso de peso;
- Melhora a Diabetes ao contribuir para uma menor resistência à insulina;
- Melhora a autoestima e ajuda no combate à ansiedade e à depressão;
- Melhora o sistema imunitário (ao contrário do desporto de alto rendimento !!!). 
- Contribui de forma significativa para o alívio das dores osteoarticulares;
- Melhora o funcionamento intestinal;
- Diminui algumas formas de cancro;
- Ajuda e muito na recuperação de uma série de patologias do aparelho locomotor, mas também de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, insuficiência circulatória dos membros inferiores, insuficiência respiratória, etc.
3 – A recomendação (2020) da Organização Mundial de Saúde (OMS) é a seguinte: 
. Crianças e adolescentes (5 a 17 anos) - Ao menos 60 minutos por dia de atividade física, em média, com intensidade moderada a vigorosa. Atividades que fortalecem músculos e ossos devem ser incorporadas pelo menos 3 dias por semana;
. Adultos - Atividade física moderada de 135 a 300 minutos ou de 75 a 135 minutos de atividade física intensa por semana;
. Idosos (mais de 65 anos) - De forma geral, os idosos devem ser tão ativos fisicamente quanto sua capacidade funcional permitir.
Os idosos devem realizar atividades físicas com múltiplos componentes, que enfatizem o equilíbrio funcional, e um treino de força em 3 ou mais dias da semana, que é muito importante na prevenção das quedas.

4 – A atividade física é o meio mais barato, mais fácil e mais eficaz para o controle das doenças evitáveis ao longo de toda a nossa vida.  Marcha / caminhadas, corrida, bicicleta, natação, ginásio, basquetebol ou futebol com amigos e outos.
Mexa-se … pela sua saúde…!!! É fácil, é barato e pode dar milhões…!!! E é como as vacinas… vai ver que não custa nada.