
1 – Artrose dos joelhos (gonartrose). A artrose é um desgaste da cartilagem articular. Em inglês chama-se “knee arthritis”.
2 – As causas mais frequentes são a idade (mais tempo de “uso”), a obesidade (maior sobrecarga), desvios do eixo com joelhos valgos ou varos (carga mal distribuída), doenças inflamatórias como a artrite reumatoide, infeções (levam à destruição das cartilagens), lesões traumáticas prévias tais como fraturas ou lesões dos meniscos ou ligamentos e cirurgias ortopédicas.
3 – O diagnóstico baseia-se nas queixas dolorosas (dores em carga e agravamento com os esforços), nas limitações articulares com postura em ligeira flexão e muitas dificuldades em assumir a posição de cócoras e por vezes edema. A realização de uma radiografia simples pode ser suficiente para um diagnóstico de certeza.
4 – Os tratamentos incluem medicação com analgésicos, fisioterapia, infiltrações e em muitos casos cirurgia. As indicações para cada uma delas dependem em especial do grau de severidade da artrose, que vão do grau 1 (ligeira) ao grau 4 (grave). No caso da artrose de grau 3 ou 4 a indicação cirúrgica (em ortopedia) está quase sempre indicada, sendo a solução mais frequente uma prótese do joelho (substituir a articulação) que pode ser total ou parcial. Nos casos da artrose ligeira ou moderada (graus 1 e 2) os tratamentos conservadores são os indicados. Medicação com analgésicos (“pain killers”) e por vezes anti-inflamatórios, glucosamina e condroitina, infiltrações intra-articulares com ácido hialurónico (uma aplicação por ano), fisioterapia e exercícios físicos;
5 – O que se pode fazer em casa para aliviar as queixas? a) Aplicar calor húmido cerca de 30 minutos; b) Insistir na massagem ao redor da articulação, com um creme anti-inflamatório; c) Exercícios de auto mobilização e estiramentos; d) Exercícios de fortalecimento muscular do quadricípite e isquiotibiais (hamstrings);
Nota: Sente-se num local em que os pés fiquem “pendurados” sem tocar no chão. Amarre por exemplo um saco de um quilo de arroz na região do tornozelo (ou um aparelho próprio com areia e fitas de velcro) e faça elevações até o joelho ficar completamente na horizontal. “Aguente” por cerca de 6 segundos e repita o processo por séries até ficar ligeiramente cansado da coxa. Nos primeiros dias não convém abusar. Se a artrose é bilateral faça os exercícios de forma alternada. Em pé faça a mesma coisa, mas levantando o calcanhar para trás até onde puder. Não se esqueça de pedir ajuda ao seu médico de família.
Haja saúde, haja saúde, haja saúde.
