Caldo de Peixe
(Areia Larga, ilha do Pico)
Ingredientes: para 20 pessoas
6 a 8 kg de peixe de pelo menos 4 espécies
(bicuda, sargo, muge, roucas, garoupa, lírio, etc.);
1 ramo de salsa; 3 folhas de louro; 1 kg de tomate;
7 a 8 cebolas ; 10 baga de pimenta-da-jamaica (pau de cravo) ; 4 dl de vinho branco; 3 colheres de massa de malagueta; açaflor (açafrão);
vinagre; 1 kg de batatas; 2,5 dl de azeite; sal
Para o molho cru:
1 molho de salsa (muito grande);
8 a 10 cabeças de alho (com a pele roxa); 3 colheres de sopa de sal grosso (aprox.); açaflor; vinagre
Corta-se o peixe em postas grossas e leva-se a cozer em lume brando num tacho com água, a salsa, o louro, o tomate e as cebolas cortadas aos quartos, a pimenta-da-jamaica, o vinho branco, a massa de malagueta, açaflor, vinagre e sal a gosto, o azeite e as batatas cortadas ás rodelas grossas. À parte cozem-se batatas inteiras descascadas (uma por pessoa).
Num almofariz pisa-se a salsa com os dentes de alho (sem tirar a pele roxa), o sal grosso, açaflor e um pouco de vinagre. Estando tudo em papa, junta-se um pouco de água simples, batendo. Rectifica-se o paladar.
Para servir, põe-se o tacho na mesa e tira-se o peixe para uma travessa. Em cada prato coloca-se um bocadinho de peixe de cada espécie e uma batata inteira. Rega-se com o molho cru (verde). Ao mesmo tempo, serve-se o caldo em tigelas deitando em cada uma colher de molho cru. Come-se o peixe e a batata a mesmo tempo que se vão bebendo golinhos de caldo.
Cabrito Assado
Fornos de Algodres
Ingredientes: para 6 a 8 pessoas
1 cabrito de 3 a 3,5 kg (sem a fressura);
5 dentes de alho;
1 colher de sopa de colorau;
1 folha de louro;
5 colheres de sopa de azeite;
3 colheres de sopa de banha;
0,5 litros de vinho branco;
sal grosso
Depois de limpo e de se lhe ter retirado a fressura, barra-e o cabrito interior e exteriormente com uma papa feita com os alhos esmagados, sal grosso, o colorau (que aqui se chama pigmento), o louro, o azeite e a banha. O cabrito deverá ficar assim temperado de um dia para o outro ou pelo menos 3 a 4 horas.
Coloca-se então numa assadeira de barro e leva-se a assar em forno bem quente. Quando o cabrito se apresentar meio assado, começa a regar-se com o vinho branco (de vez em quando). O cabrito deve ficar bem tostado. Acompanha com batatinhas que se cozinham do seguinte modo: Depois de lavadas, cozem-se com a pele 2 kg de batatinhas pequenas. Pelam-se e alouram-se depois num pouco de azeite onde previamente se alourou um dente de alho.
Juntam-se ao cabrito quando estiverem bem louras.
Bolos de Pé de Torresmo
São Miguel
Ingredientes:
750 g de farinha de trigo; 250 g farinha de milho;
1 chávena de pé de torresmos (bem cheia);
1 chávena de açúcar; 6 ovos;
1 colher de sopa de manteiga;
2 colheres de sopa de fermento em pó; leite
Misturam-se todos os ingredientes e amassam-se com leite, a que se juntou um pouco de água morna. Molda-se a massa em bolinhos redondos do tamanho de uma tangerina e levam-se a cozer em forno quente.
Pé de torresmo é o resíduo dos torresmos.